domingo, 12 de setembro de 2010

Parou Porque?

Nos últimos dias estive parado. Um pouco por preguiça, um pouco porque estou enrolado com a minicabine. Resolvi fazer uma mudança e agora estou em dúvida se desfaço e retorno ao projeto original, ou se toco para frente com a mudança. Acho que voltarei ao projeto original.
Neste período tenho feito algumas visitas a clientes e afiado algumas ferramentas. Depois colocarei um video com a afiação de formão com gabarito.
Um grande abraço a todos que acompanham o diário (nem tão diário ultimamente) e que enviam comentários de apoio e cobrança.

3 comentários:

  1. Caro Emilio

    Obrigado pelos elogios no site do meu barco (www.megsistemas.com.br/hitia17.html). Conforme pediu, seguem os detalhes do enrolador de genoa, que tem funcionado muito bem e já enviei este detalhamento abaixo para muitas pessoas que me contactaram por e-mail. Deixo aqui também para uso livre de todos, mas peço aos que se dispuserem a usar ou replicar o projeto, apenas para meu registro, que entrem em contato comigo edgard@megsistemas.com.br. Estou à disposição para quaisquer dúvidas adicionais.

    Descrição dos componentes e do mecanismo
    ========================================

    Pode não parecer, mas tudo está, de alguma forma, no vídeo abaixo, inclusive dando idéia das medidas.

    http://www.youtube.com/watch?v=C6XvaBgW3QQ

    O meu enrolador é baseado em um simples tubo de PVC. O segredo desta simplicidade é não apoiar a genoa neste tubo (que não aguentaria), mas mantê-la no estai. Veja nas imagens como os mosquetões da genoa entram no tubo e alcançam o cabo de aço. O funcionamento é auto-explicativo no vídeo. O cabo do enrolador desenrola e a genoa enrola e vice-versa. Só isto.

    Os discos do carretel, fiz com placa de PVC comprada (loja de ferragens) de 6mm de espessura . O disco de baixo fica preso pelo tubo de 1" e pelo cap roscável. O disco de cima fica entre os dois tubinhos (condulete) de 1" que são afixados com os parafusos da alça inox.

    Dentro do carretel, coloquei uma bucha de nylon comprida (12 cm) com um furo central para o cabo de aço. isto evita que o carretel dance no cabo de aço e funcione mal quando fazemos força para enrolar.

    A alça de inox aplicada no carretel e seus 2 parafusos tem múltiplas funções. Servem para prender tudo, servem de "chaveta" para firmar o carretel e não girar, serve para ancorar o início do cabo do enrolador (nó: volta da ribeira) e para amarrar a base da vela.

    A parte de baixo do estai, em vez do tradicional nicopress de cobre ou terminal, é fechada com 3 clipes (grampos) de inox apertados com porca, e espaçados com buchas curtas de nylon (1,5 cm), para apoiar bem o conjunto todo sem prejudicar o laço do cabo. Isto permite montar e desmontar o conjunto do estai. As buchas são fundamentais devido ao peso da vela.

    É necessário saber como a sua vela prende no estai. Se for mosquetão, é igual à minha. Se for um adaptador plástico que entra de lado e gira para prender, fica mais simples ainda, basta um furo no tubo de pvc e ele passa.

    O tubo possui furos para passar os mosquetões de engate da vela no estai. A posição destes furos foi marcada esticando-se a vela na sua tensão normal de trabalho e assim, com o distanciamento correto dos mosquetões marquei a posição dos furos.
    No topo e em baixo do tubo de PVC usei tampa (cap) roscável furada. Se precisar emendar o tubo, use luva de rosca e cola, deixe a emenda para a parte alta do sistema que tem menos torque.

    Continua no próximo post.....

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  2. Enrolador de genoa - continuação

    Descrição construtiva das peças.
    ========================
    Para fazê-las no capricho usei um torno mecânico que poderá ser substituído por um bocado de paciência e habilidade.

    1) Flanges do carretel - 2 discos de chapa de PVC 6mm com furo central para o tubo de 3/4"

    2) Tubo de base do carretel - 1 tubinho de condulete tigre de 1" com 10 cm de comprimento. Poderia ter apenas 6 cm. O meu ficou um pouco grande.

    3) Tubo em cima do carretel - 1 tubinho de condulete tigre de 1" com 5 cm de comprimento.

    4) Alça de inox - 1 peça comprada em loja de náutica e 2 parafusos de inox curtos para não atingir o cabo de aço. Esta alça atravessa o disco de PVC para travá-lo e não deixar que gire. Fixa ainda o tubo interno do carretel e tudo o mais.

    5) Tampas do tubo principal - 2 "cap" tigre roscável de 3/4" com um furo central para o cabo de aço

    6) Tubo do enrolador: 1 Tubo tigre de 3/4" no comprimento necessário para a vela. Maior que ela, com comprimento adicional para os cap´s, para o carretel e alguma folga para amarrar e esticar a vela.

    7) bucha interna do carretel: 1 tarugo de nylon um pouco mais longo do que o carretel e que caiba dentro do tubo de 3/4". Tem furo central para passar o cabo de aço sem ser apertado.

    8) Buchas de apoio sob o carretel: 3 buchas pequenas funcionando como espaçadores para os clipes (grampos) que fecham o laço do cabo de aço na sapatilha. Tem regra para aplicar os clipes. O ideal é ler o manual da Morsing em http://www.morsing.com.br/arquivos/catalogoDirect/acessorios.zip sobre o "uso de grampos". Estas buchas impedem que o peso da vela amasse a ponta do cabo e estrague o laço.

    9) 1 Arruela de inox entre o cap e as buchas de nylon

    10) O cabo de aço e suas ponteiras de sapatilhas eu adaptei do já existente, alterando um lado para laço fechado com grampo em vez de nicopress. Em muitos barcos usam-se terminais prensados a pressão ou rosca como ponteiras.


    Detalhes adicionais
    ===================

    1) A vela fica no lugar enrolada e eu subo uma capa por uma adriça. A capa é uma simples manga fechada por velcro no comprimento e na parte de cima tem uma peça rígida (guia) feita com tubo de pvc aberto longitudinalmente para entrar e sair. (esgoto, 10mm). De metro em metro da capa deixa-se uma falha de 10 cm sem velcro para "arejar".

    2) O cabo de aço é fixado em cima no mastro com um cabinho de 3 mm (polyester pré estirado) passando 5 vezes pela alça do cabo de aço e pelo mastro. Em baixo é semelhante, mas pegando no bigode do catamaran.

    3) O tubo de 1" (condulete usado em instalações elétricas aparentes) entra justo no de 3/4 facilitando as coisas.

    Abaixo lista de materiais para aquisição
    ========================================

    1 - Placa de PVC de 6mm de espessura, tam min 10 X 20
    2 - Tarugo de nylon tipo eixo maciço com diametro de 22mm e comprimento de uns 20 cm
    3 - 3 Clips de inox para cabo de aço de 4 mm
    4 - 1 Sapatilha inox para cabo de aço 4 mm
    5 - 1 Alça em inox com 2 furos para fixação - ver imagem.
    6 - 1 Tubo 6m , 3/4 de PVC TIGRE Roscável.
    7 - 2 CAP 3/4 TIGRE.

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  3. Descrição construtiva das peças.
    ========================
    Para fazê-las no capricho usei um torno mecânico que poderá ser substituído por um bocado de paciência e habilidade.

    1) Flanges do carretel - 2 discos de chapa de PVC 6mm com furo central para o tubo de 3/4"

    2) Tubo de base do carretel - 1 tubinho de condulete tigre de 1" com 10 cm de comprimento. Poderia ter apenas 6 cm. O meu ficou um pouco grande.

    3) Tubo em cima do carretel - 1 tubinho de condulete tigre de 1" com 5 cm de comprimento.

    4) Alça de inox - 1 peça comprada em loja de náutica e 2 parafusos de inox curtos para não atingir o cabo de aço. Esta alça atravessa o disco de PVC para travá-lo e não deixar que gire. Fixa ainda o tubo interno do carretel e tudo o mais.

    5) Tampas do tubo principal - 2 "cap" tigre roscável de 3/4" com um furo central para o cabo de aço

    6) Tubo do enrolador: 1 Tubo tigre de 3/4" no comprimento necessário para a vela. Maior que ela, com comprimento adicional para os cap´s, para o carretel e alguma folga para amarrar e esticar a vela.

    7) bucha interna do carretel: 1 tarugo de nylon um pouco mais longo do que o carretel e que caiba dentro do tubo de 3/4". Tem furo central para passar o cabo de aço sem ser apertado.

    8) Buchas de apoio sob o carretel: 3 buchas pequenas funcionando como espaçadores para os clipes (grampos) que fecham o laço do cabo de aço na sapatilha. Tem regra para aplicar os clipes. O ideal é ler o manual da Morsing em http://www.morsing.com.br/arquivos/catalogoDirect/acessorios.zip sobre o "uso de grampos". Estas buchas impedem que o peso da vela amasse a ponta do cabo e estrague o laço.

    9) 1 Arruela de inox entre o cap e as buchas de nylon

    10) O cabo de aço e suas ponteiras de sapatilhas eu adaptei do já existente, alterando um lado para laço fechado com grampo em vez de nicopress. Em muitos barcos usam-se terminais prensados a pressão ou rosca como ponteiras.


    Detalhes adicionais
    ===================

    1) A vela fica no lugar enrolada e eu subo uma capa por uma adriça. A capa é uma simples manga fechada por velcro no comprimento e na parte de cima tem uma peça rígida (guia) feita com tubo de pvc aberto longitudinalmente para entrar e sair. (esgoto, 10mm). De metro em metro da capa deixa-se uma falha de 10 cm sem velcro para "arejar".

    2) O cabo de aço é fixado em cima no mastro com um cabinho de 3 mm (polyester pré estirado) passando 5 vezes pela alça do cabo de aço e pelo mastro. Em baixo é semelhante, mas pegando no bigode do catamaran.

    3) O tubo de 1" (condulete usado em instalações elétricas aparentes) entra justo no de 3/4 facilitando as coisas.

    Abaixo lista de materiais para aquisição
    ========================================

    1 - Placa de PVC de 6mm de espessura, tam min 10 X 20
    2 - Tarugo de nylon tipo eixo maciço com diametro de 22mm e comprimento de uns 20 cm
    3 - 3 Clips de inox para cabo de aço de 4 mm
    4 - 1 Sapatilha inox para cabo de aço 4 mm
    5 - 1 Alça em inox com 2 furos para fixação - ver imagem.
    6 - 1 Tubo 6m , 3/4 de PVC TIGRE Roscável.
    7 - 2 CAP 3/4 TIGRE.

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