terça-feira, 20 de março de 2012

Dia a Dia

Recolocamos a Mona Lisa na água e está fazendo água novamente. Acho que terei de laminar o fundo com FV pra resolver o problema.

Um amigo quer saber o que fazemos no dia a dia por aqui e eu tentarei descrever.
Eu levanto cedo e ponho banana para os soins (mico de tufos brancos) que habitam as árvores aqui de casa e depois tomo um cafézinho. Logo a Zélia levanta e tomamos o nosso café.
A Zélia depois do café desce para a praia e faz a sua caminhada matinal de cerca de 1 hora, depois toma um banho de mar de quase outra hora e sobe para fazer seus abdominais. Faz cerca de 200 todos os dias. Eu canso só de descrever toda esta atividade. A tarde ela ajeita a casa e lê ou monta quebra-cabeças.

Daqui de cima eu fico só olhando quando ela passa lá embaixo na beira da praia.

Eu não tenho muita frequência nas minhas atividades, atualmente estou ficando bastante em casa trabalhando na jangada e fazendo algumas vendas. Mas na maior parte do tempo eu vivo andando por ai, nas cidades vizinhas vendendo alguma coisa de equipamentos náuticos para a pesca. Trabalho também com a venda de motores Yanmar e Branco. Mas sem muita estafa e fazendo todos os dias parecerem domingo.
Logo devo retomar o trabalho do Mås e dar um jeito de finalizar logo esta etapa.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Arrumando a Bagaça

Colocamos a Mona Lisa n'água e foi uma frustração total. Primeiro notamos um probleminha na caixa redutora e depois percebemos que estava fazendo água.
Eu acredito que a Mona Lisa seja ainda mais velha que a sua homônima, aquela do Louvre, pois quando começamos a ver os pontos de infiltração foi um furar de não mais acabar. A madeira estava deteriorada em diversos pontos, e com isto o adesivo epoxi não aderiu suficientemente.
Encheu-se o casco com água e meus parceiros marcaram todos os pontos por onde a água saia. E isto foi feito duas vezes. Na primeira vez fechamos uns furos e na segunda apareceram outros.


Vicente e Romerito marcando os pontos de entrada de água. Ora de um lado, ora de outro.

As vezes o Romerito deixa o Vicente na mão e ficava só olhando.

Depois da marcação de todos os pontos a jangada foi colocada de lado para escarificar os pontos com madeira deteriora e para a colocação de mais massa epoxi de calafeto.

Eu não disse que a coisa estava feia. 

Feito o enchimento de todos os buracos chegou a hora da aplicação de uma nova demão de revestimento epoxi.


Agora o Vicente se cobra, fica só olhando o Romerito no batente. 

Quando a bagunça está muito grande o meu amigo Dedé aparece e põe as coisas nos eixos. 

E é claro que o Dedé também quer aparecer , e ele merece.

Já recolocamos o motor no lugar e amanhã pela manhã a Mona Lisa deve voltar ao mar. Espero que desta vez não apareçam mais problemas.

Enquanto isto os micos estão indo muito bem. Os filhotes já estão bastante ágeis, pulando de galho em galho e até já procuram, vez por outra, um bocado de banana ou de biscoito que eu disponibilizo para eles.



sábado, 10 de março de 2012

La Nave Va!

Amanhecer esplendoroso e chegou a hora de lançar a Mona Lisa ao mar. Os amigos apareceram e meteram o muque lançando a menina praia abaixo.









Depois do serviço feito o negócio é seguir sua vida.

Agradeço na pessoa do Chico a todos os amigos que me auxiliaram nesta empreitada.

Agora é esta será o ponto de repouso da Mona Lisa, a da Redonda, pois a outra está no Louvre, em Paris.


Xi!!! Deu água. E agora???

Pois é, deu água. Pouca coisa e ainda hoje resolveremos isto. Mas isto é assunto para outra hora.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Agora Sim, o Fim

Depois de vários dias sem nenhuma postagem, eis que finalmente posso dizer que a jangada está pronta. Ainda hoje ela será lançada ao mar e espero que não apareça nenhuma entrada de água no casco. O motor funcionou muito bem e agora veremos o desempenho na água.
Durante estes últimos dias tivemos muito trabalho.
A pintura ficou por conta do Romerito

 Início da pintura, com a supervisão do nosso amigo Tondi



Paulatinamente a Mona |Lisa vai tomando sua aparência final

Durante estes dias eu também trabalhei e providenciei a cana de leme. Fui a uma serraria (onde se constroem barcos) e peguei dois pedaços de piquiá sem qualquer valor. Colei os dois com adesivo epoxi e depois parti para o acabamento e definição da forma final.



 Romerito conferindo a colagem

Raimundinho fazendo os cortes na linhas definidas







Meu amigo Jean conferindo o resultado final


Em alguns momento o mar dava a impressão de querer a Mona Lisa junto a si, mas a paciência é uma virtude dos grandes e por isso ele recuava e aguardava.


Fizemos a montagem do motor Branco e da caixa de redução da Mecânica PV e tivemos um bocado de trabalho para ajustá-los no local definitivo, mas ficou muito bem colocado.




Depois de finalizada a pintura fizemos a identificação da jangada.


Romerito, na sombra, admirando seu trabalho.

Neste meio tempo, no dia 06 de março, foi o aniversário da Zélia, e como não somos de ferro comemoramos com alguns petiscos.


Parabéns minha parceira, companheira, colega, amiga e esposa.


Agora sim, com tudo pronto vamos testar o motor.


O teste foi um sucesso e a jangada vai para o mar hoje.