domingo, 28 de setembro de 2014

Domingo de Trabalho

Hoje resolvi aplicar massa de aparelhar nos reforços de FV nos bicos de proa e na popa. Também fiz o fechamento dos pontos de amarração dos lemes.

Acabamento nas Proas e nas Popas




sábado, 27 de setembro de 2014

Matutando com o Hitia 17

Como ainda não recebi o projeto totalmente e o material também não chegou, estou "só fazendo nada" por aqui.

Enquanto isto vamos relembrar a forma como será feita a costura das peças de compensado para posterior colagem.

Costure e Cole



Costure e Cole II




Se for preciso fazer alguma emenda de madeira, usarei esta técnica.

Emenda Chanfrada



sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Emenda de Compensado


Logo que começar a construção do Hitia 17, eu terei de emendar algumas chapas de compensado para o trabalho.
Existem muitas maneiras de emendar compensado, mas eu resolvi optar por uma maneira que eu considero a mais fácil. Farei as emendas com um molde e uma tupia manual.

Confecção de Molde para Emenda de Compensado




Seguindo em Frente

Ontem a tarde o Romerito aplicou o revestimento epoxi no fundo, foram dadas duas demãos com rolo de lã. Estas aplicações ficam relativamente ásperas, então daremos uma lixada e depois faremos uma terceira aplicação com pistola.

Fundo com Revestimento Epóxi Aplicado




quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Preparando os Moldes para Corte

Hoje pela manhã finalizei o corte dos moldes para cortes das anteparas. Preparei uma ripa de louro para riscar as curvaturas das peças e depois de riscado fiz o corte bruto.

Primeiro o alinhamento da ripa de louro


Com pregos, no ponto certo, faz-se a curvatura das peças

Corte do primeiro molde

Moldes cortados, agora é só fazer o arremate



quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Atacando em Duas Frentes

Como disse anteriormente, eu trabalharei na construção de um Hitia 17, para o Francisco. E hoje já inicie o trabalho com os moldes das anteparas. Vou executar os moldes em madeirite para depois fazer as peças definitivas em compensado naval de 4 mm.




Enquanto eu desenhava as anteparas, o Romerito estava trabalhando no Mås, agora no acabamento dos reforços de FV aplicados nas barbatanas.



A tarde eu dei mais uma pegada no desenho das cavernas, mas ainda falta uma parte.





Para quem estava parado a um tempão eu agora estou com todo o gás. Espero manter este pique por um bom tempo, para terminar logo o catamarã do Francisco e também o meu.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Mais uma Coisinha

Ontem eu e o Romerito demos mais uma pegada no Mâs, aplicamos FV nas barbatanas para reforço, e começamos a aplicar o revestimento no fundo.





Os lemes do meu catamarã não terão ferragens, serão apenas amarrados, como estes das fotos abaixo.









Então já comecei o serviço, fiz um grande furo nos locais onde serão feitos os furos para passar a corda e estes buracos serão completados com cola epoxi, depois que a cola secar serão feitos os furos definitivos para a passagem da corda. Este colocação de cola epoxi é para evitar a infiltração nas peças do casco.



sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Fechando as Pontas

Hoje trabalhamos no acabamento dos reforços da proa e da popa. Trabalho danado de ruim, lixar FV é muito desagradável.

O Romerito é feta, encara qualquer parada.


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Voltando ao Mas

Hoje eu e o Romerito demos mais uma pegada e aplicamos os reforços de FV nas proas e popas.

 Meu parceiro Romerito, o popular Rom, mandando ver.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Hitia 17 - Primeiros Passos

Em Breve Estaremos Neste Ponto



 Dando Duro Para Chegar Neste Ponto



Esperando Ansiosamente a Chegada deste Dia



Para Aproveitar Maravilhosamente Este Dia 


Já demos os primeiros passos no projeto "Construção do Hitia 17", eu por aqui e o Francisco que mora em Fortaleza.Ele já comprou o projeto, as chapas de compensado, e eu já comprei o nylon 1,6 que será usado para dar os nós para a colagem, semana que vem comprarei as chapas de madeirite no inicio da semana que vem, estas chapas eu usarei para fazer os moldes das cavernas e costados. Depois de feitos os moldes eu os usarei para cortar as peças com o uso da tupia manual e uma fresa copiadora. Desta forma todas as peças ficarão cortadas com exatidão.
A construção será por empreitadas, a primeira prevê a montagem, laminação e emassamento dos cascos. Depois faremos as vigas e o mastro. A pintura ficará por conta dele. Acredito que esta primeira etapa estará finalizada em menos de 60 dias.As vigas e o mastro deverão ser construídos também por mim, mas isto vamos conversar posteriormente. Não dei cotação porque não tenho o projeto para verificar a complexidade da construção. As vigas dos projetos do Wharram tem uma complexidade grande.O emassamento será sobre uma aplicação de massa de revestimento, o que torna o lixamento uma barbada, visto que com este revestimento a lixa não atinge a FV e desta forma não há a liberação da poeira irritante.No decorrer do trabalho eu postarei fotos e comentários no meu blog, estou até pensando em alterar o nome dele, visto que o Francisco já me avisou que caso se sinta adaptado a vida no mar ele quererá um Tiki 26. Vamos ver como a coisa se desenrolará.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

E Lá Vamos Nós Outra Vez





Tenho entrado em contato com muitas pessoas através deste blog e recentemente foi contatado pelo Francisco Rebouças que mora em Fortaleza. Ele quer construir um catamarã Hitia 17 e me pediu que lhe ajudasse a encontrar quem construísse. Conversamos, ele veio me visitar, e eu me ferrei. O cara é muito boa gente e eu me empolguei e contratamos a construção do catamarã dele. Já começamos a comprar o material, ele já encomendou o projeto e logo estarei na labuta outra vez, mesmo sem ter terminado o meu ainda.