domingo, 30 de janeiro de 2011

O Mastro


O mastro já chegou. Fui a Tibau do Sul buscá-lo e ele já está em casa esperando que o Mås fique pronto.
Foram dias de muito trabalho e muita paciência, pois precisei pegar o mastro em Tibau do Sul, na sexta-feira, e levá-lo até Goianinha.




Lá fiquei esperando o caminhão de um amigo que vinha de Recife para trazer o mastro até a Redonda. O carregamento do caminhão em Recife atrasou e tive de esperar até sábado de manhã. Passei a sexta-feira sentado em um banquinho plástico, que me deu um tombo e me deixou com a bunda doida, e lembrando da música "eu não posso mais ficar aqui, a esperar ....".
Felizmente no sábado, com mais um atraso de 3 horas, o caminhão chegou e colocamos o mastro sobre a carroceria e partimos em direção a Redonda.
Agora o mastro já está devidamente guardado esperando a hora de ser colocado no Mås.




Agora o cronograma prevê a finalização do convés e a confecção das travessas de fixação dos cascos. Mas isto é coisa para outras postagens.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Negócio da Hora


Dia destes um amigo me disse que tinha um sujeito querendo me vender um mastro de alumínio, eu não dei muita importância porque pretendia construir o meu mastro em madeira mesmo.
Logo apareceu o Didier, que por fim se revelaria na verdade ser um anjo caído no meu caminho, e me ofereceu os salvados do seu catamaram que encalhou na costa e foi perdido. Ele me ofereceu o mastro, retranca, moitões, carrinho da mestra, talas da vela mestra, uma vela balão, o suporte do motor (e talvez até os tubos para conexão dos cascos) e um motor Mercury de 15HP. Não vou nem falar o quanto paguei, pois pelo que ele me pediu eu não poderia contratar nem os serviços dele para me assessorar.








Estas são algumas das coisas que já apanhei. Para buscar o restante eu preciso arranjar um caminhão para ir a Tibau do Sul. São mais de 400 Km, mas será uma viagem prazeirosa.
Deixo aqui meu agradecimento público ao Didier que em tão apropriada hora surgiu para me auxiliar. Muito obrigado!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ainda a Bancada


Estou trabalhando na montagem da bancada que seria utilizada para a construção do mastro e das travessas de fixação dos cascos. Surgiu a possibilidade de aquisição de um mastro de alumínio e talvez a bancada venha a ser utilizada apenas para a construção das travessas.





Enquanto isto o mar está a espera do Mås.


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A Primeira de 2011


O serviço está parado há bastante tempo, mas recentemente eu comecei a montagem de uma bancada para a construção do mastro de madeira e das travessas de fixação.

Iniciei fazendo a emenda de algumas madeiras



O início da montagem



Neste período de ócio eu fiz uma âncora arco em aço. O peso estimado era de 9 Kg e ela ficou com 10,5 Kg.

Minha âncora de frente para o mar





Um leve teste


Acredito que com o peso de uma embarcação ela vá enterrar ainda mais, ninguém teve força para fazê-lo.